MEU SEGREDO DE COMO PASSEI EM VÁRIOS CONCURSOS PÚBLICOS

Vamos começar esta postagem com uma coisa que você precisa entender: “A sua aprovação está ligada a quantidade de esforço que você colocará na sua preparação”.

A regra é muito simples, quanto mais você se esforça, mas rápido alcançará a aprovação. Contudo, seu esforço deve ser colocado no ligar certo, sob pena de perda de tempo e energia.

Por exemplo, das disciplinas que você tem que estudar:

Qual a aquela que você possui maior dificuldade?

Qual a disciplina que mais você reclama que não aprende?

Ninguém é excepcional em todas as disciplinas, então naquelas estamos abaixo da média, devemos investir uma quantidade bem maior de tempo e energia, mudar a estratégia de aprendizado e principalmente ter em mente que algo precisa ser feito.

No meu caso como concurseiro, meu grande calo sempre foi o Direito Administrativo, inclusive em simulados sempre me arrebentava, já deixei de ser aprovado no concurso público de Advogado da Petrobrás por causa de uma questão sobre o princípio da autotutela. Contudo, a partir deste fracasso eu disse: Basta, chega!!! Vou ser FODA em Direito Administrativo.

Bom, sabe o que fiz? Ao perceber que estava com dificuldade nesta disciplina, precisava mudar completamente a forma de como estudava tal matéria, foi então que resolvi ministrar aulas dela para amigos e como primeiro passo chamei todos para um aulão de Direito Administrativo na minha casa em um sábado.

Mas como assim Fábio??? Como você foi ministrar aula logo de uma disciplina que você não dominava???

Esta foi a forma que encontrei para me forçar a me especializar na disciplina que era meu grande temor nas provas. Posso dizer, foi um sucesso, pois me apaixonei tanto por Direito Administrativo que hoje sou professor de tal disciplina.

Não atentar para as pedras no seu caminho até a aprovação é um padrão cumum para os fracassados neste mundo dos concursos públicos.

Entenda, nós temos o poder de mudar as coisas, trata-se de uma habilidade humana incrível de fazer com que as coisas trabalhem a seu favor e não contra você.

Confesso que durante a semana preparatória para o aulão para meus amigos, me esforcei demais, estudei, preparei a aula, separei questões e apostilas, tudo isso criou uma nova forma de enxergar aquilo que para mim parecia impossível aprender.

Depois desta experiência, posso afirmar que a imersão em uma coisa que você tem dificuldade de aprendizado, faz com que você mude de “analfabeto” em uma disciplina para doutorado rapidamente, pois a partir daí passei a gabaritar todas as questões de Direito Administrativo.

Não estou dizendo que você deve dar aula sobre alguma coisa que você tem dificuldade, mas encontrar uma forma de mudar as coisas, largar aquela corrente que te leva para longe da aprovação, não deixar com que uma única disciplina te coloque na posição 5.508, mude de estratégia para aquelas disciplinas que você tem maior dificuldade.

Aprenda apenas uma coisa com esta postagem:

Todo grande sucesso está relacionado com a ação de mudança. Não cometa sempre os mesmos erros. Isso é burrice!!!

Confesso que, me desculpe a expressão, tenho nojo do famoso Mi Mi Mi, não fique jogando para a sua mente pensamentos de limitações como fazem atualmente a maioria das pessoas, não existem limitações para o aprendizado, você é capaz de se especializar em qualquer coisa que queira, basta agir e agora. Posso afirmar isso, pois consegui vencer as disciplinas e assuntos que mais tinha dificuldade e com isso alcançar a aprovação em vários concursos e provas.

Me recordo de um assunto, altamente complexo chamado Teoria do Crime em Direito Penal, pois se trata de um dos assuntos mais cobrados em concursos de carreira policial. Pensando em potencializar meus estudos, adquiri o livro do professor Rogério Sanches e praticamente “comi seu livro”, pois estudei os mínimos detalhes de todo ele, depois disso passei a gabaritar qualquer questão ligada ao tema.

Conheço alunos que ficam diariamente falando que tem dificuldade em tal disciplina, que na prova vão entregar para Deus ou para sorte, muitos em aulas presenciais, costumam faltar no dias das disciplinas que não gostam. Coitados, são verdadeiros “concurseiros suicidas“, pois já estão reprovados, antes mesmo de fazer a prova.

Pelo amor de Deus, não façam isso, nunca fiquem falando que nunca vão aprender tal disciplina ou assunto, vocês não imaginam o quanto isso é prejudicial para sua aprovação.

Meus amigos concurseiros é a sua capacidade de agir que mudará seus resultados. Continuar o mesmo, produzirá os mesmos resultados.

Meu maior exemplo de vida em relação ao tema desta postagem é Thomás Edison, pois fez mais de 1.000 experimentos infrutíferos durante longos anos.  

Um dia, um dos seus auxiliares, desanimado com tantos fracassos, sugeriu a Edison que desistisse de futuras tentativas, porque, depois de 700 tentativas, não havia avançado um só passo. Ao que ele respondeu:

“O quê? Não avançamos um só passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama perda de tempo?”.

Esse homem estava habituado a pensar positivamente. Este é segredo dos seus estupendos triunfos. Por isso, finalmente, em 1879, aos 32 anos, Edison concluiu a invenção da lâmpada elétrica, depois de realizar 1.200 tentativas.

Quando um concurseiro percebe que pode mudar as coisas, que pode aprender com erros e superar limitações, nenhum concurso público se torna impossível, pois não deixará que nenhuma disciplina seja seu obstáculo, geralmente este tipo de concurseiro passa em vários concursos públicos.

Eu mesmo reprovei em vários concursos, mas confesso que o que mais me abalou foi o da Polícia Civil do Amazonas no ano de 2001, pois sempre foi meu sonho ser policial. Chorei, me revoltei, mas fiz uma análise dos pontos que me reprovaram, então me especializei nas disciplinas com maior abrangência (peso) e em 2009 veio a recompensa: aprovação no concurso público para Delegado de Polícia Civil do Amazonas. Agradeço muito a Deus pela reprovação em 2001, pois nunca seria Delegado sem a mesma.

Um grande case de sucesso que se assemelha muito com a minha trajetória, é o caminho de percorrido por um aluno, hoje grande amigo e professor, que começou do zero a estudar para concursos públicos, moleque se esforçou, captou todas as dicas e orientações dos professores, procurou formas de potencializar seus estudos, principalmente nas disciplinas em que tinha maior dificuldade, alcançando o seguinte resultado: aprovação em 4 concursos públicos para Delegado de Polícia, sendo um deles Delegado da Polícia Federal/2018. Sugiro inclusive seguir o instagram deste fenômeno no perfil @professorvictormotta.

Tenho outro aluno chamado Ronan, residente na área rural do interior de Minas Gerais, que com muito esforço e dedicação conseguiu resultados surpreendentes apenas assistindo várias vezes vídeoaulas de assuntos que tinha maior dificuldade. Ronan é o tipo de pessoa que não reclama de nada, apenas agradece a Deus pelas oportunidades que apareceram em sua vida. Sua primeira recompensa por procurar superar as dificuldades, foi a aprovação no concurso da guarda municipal da sua cidade, entretanto, seu grande sonho é ser Policial Rodoviário Federal, objetivo que não tenho dúvida alguma que um dia vai ser alcançado, pois para ele não existem obstáculos e limitações.

Esta estratégia de focar naquilo que mais temos dificuldade é a estratégia perfeita, pois as disciplinas que mais temos maior afinidade aprendemos de forma simples e descomplicada, mas aquelas complicadas geralmente somos travados e medrosos.

As dicas para que você tenha um salto de produtividade são apenas duas:

ACREDITE que você PODE mudar as coisas.

ACREDITE que você VAI mudar as coisas.

Todos podemos liberar a magia que existem dentro de nós, não importa sua condição pessoal ou financeira, você só tem que aprender como mudar, procurar estratégias para vencer obstáculos. Faça isso que o sucesso estará garantido.

Pronto, apenas pelo fato de entender e aplicar as duas afirmações acima você será imbatível. Anote tais frases em um local que você possa visualizar a todo instante e nunca esqueça que não existe limites, você pode aprender tudo que quiser, basta se esforçar.

Finalizo esta postagem com as seguintes perguntas:

Qual a(s) disciplina(s) que mais você sente dificuldade de aprendizado?

O que você vai fazer para mudar isso? Liste todos os passos.

Qual o primeiro passo que você vai dar para mudar esta situação? Quando você fará isso?

Quando você espera ser o melhor em tal disciplina?

Sobre o Autor

Fábio Silva

  • Delegado de Polícia Civil
  • Ex-Servidor de tribunais
  • Coach Professional pela Sociedade Latinoamericana de Coaching
  • Palestrante de Como Estudar para Concursos Públicos
  • Professor de Direito Constitucional e Administrativo
  • Autor dos livros da série Seja Foda em Direito Constitucional
  • CEO do Sou Concurseiro e Vou Passar – Maior curso preparatório da Região Norte.

Frase para ser anotada como meta para leitura diária

“Para cada esforço disciplinado, há múltiplas recompensas.”

16 thoughts on “MEU SEGREDO DE COMO PASSEI EM VÁRIOS CONCURSOS PÚBLICOS”

  1. Parabéns, mestre! O senhor tem a sabedoria de uma mente vencedora. É de extrema honra ser abençoado com uma mente assim. Parabéns por compartilhar o ensinamento também e por ter aprendido com sua dificuldade e por compartilhar o caminho das pedras preciosas. Enquanto uns desistem frente dificuldades pessoais, outros crescem a partir do momento da descoberta de um novo caminho. Deus lhe abençoe hoje e sempre!

  2. Bom dia professor Fábio, não é fácil ser disciplinado e manter o foco sozinho, o senhor é um grande exemplo de superação e disciplina. O texto retrata essa constante busca de quem quer vencer seus obstáculos, eu espero vencer os meus e conto muito com sua ajuda e da grande equipe do SCVP. Estou desempregada a um ano, ando desmotivada professor 😓 mais quando vejo suas postagens nasce uma esperança e tento buscar força para continuar. Espero e rezo para ser aprovada e empossada logo pois minha família depende de mim. Obrigada professor Fábio, Deus lhe abençoe!!!!!

  3. Grande mestre, prof. Fábio Silva, imensamente agradecida pelos ensinamentos, sua trajetória e a forma de ensinamento é uma grande motivação diante das dificuldades.
    Parabéns pelo excelente texto q me motivou ainda mais! Que Deus o abençoe!

Deixe uma resposta