Como Dominei a Arte da Aprovação em Concursos Públicos

Você deve se perguntar como que algumas pessoas conseguem ser tão disciplinadas? Como que conseguem estudar mesmo com extremo cansaço físico e mental? Como que vencem o sono? Como que facilmente removem obstáculos que atrapalham seus estudos?

Tais comparações muitas das vezes desmotivam o concurseiro, gerando pensamentos negativos cada vez mais fortes fazendo com que muitos caiam na depressão ou acabam desistindo desta vida de concursos públicos de forma precoce.

Gostaria nesta postagem de apresentar uma ciência que tem mudado a vida de muitos dos meus alunos que seguiram por este caminho, trata-se da PNL – Programação Neuro Linguística, ciência que ensina como devemos dirigir nosso cérebro e nossos comportamentos.

A PNL proporciona uma estrutura sistemática para dirigirmos nosso próprio cérebro. Ensina-nos como dirigir não só nossos próprios estados e comportamentos, mas também os estados e comportamentos dos outros. Trata-se de uma reprogramação, procurando eliminar crenças e pensamentos limitantes.

Resumindo: é a ciência de como dirigir seu cérebro de uma forma favorável para conseguir os resultados que deseja.

Confesso que a PNL proporcionou exatamente o que eu estava procurando de forma mais científica, apesar de já utilizar algumas de suas ferramentas de forma inconsciente.

Hoje consegui através da PNL entender o mistério de como certas pessoas são capazes de, com frequência, conseguir o que chamo de resultado perfeito. Por exemplo, como conseguia acordar todos os dias as 4:00h da manhã para estudar até as 7:00h, ir trabalhar o dia inteiro e ainda estudar até às 23h ou mais, fazer isso todos os dias gera um resultado perfeito.

Então, a pergunta que você deve estar fazendo é a seguinte: Fábio como você conseguia manter esta rotina?

Para a PNL as AÇÕES são a origem de todos os resultados, que ações específicas mentais ou físicas produzem o processo neurofisiológico de acordar do sono com rapidez e facilidade. Resumindo, a mente gera ações e ações geram resultados que você deseja conquistar.

Todos os dias para acordar falava:

Vamos acordar Fábio, se você não consegue vencer o despertador, como quer vencer nada vida???

Então a rotina era sempre a mesma, ao abrir os olhos, falava a frase acima e pulava da cama, isso é PNL: Mente > Ação > Resultado Perfeito.

Um dos principais princípios da PNL é que todos nós temos a mesma neurologia. Assim, se alguém no mundo pode fazer alguma coisa, você também pode, se conduzir seu sistema nervoso exatamente da mesma forma. Esse processo de descobrir, exata e especificamente, o que as pessoas fazem para conseguir um resultado específico é chamado MODELAGEM.

Mais uma vez, a questão é: se é possível para os outros, é possível para você. Não é uma questão de saber se você pode conseguir os resultados que outra pessoa conseguiu. É uma questão de utilizar a mesma estratégia, isto é, de como a pessoa conseguiu aqueles resultados que você deseja.

Se alguém alcançou o sucesso em alguma área da vida, há uma maneira de copiá-lo, a fim de que você também seja como ele, basta ter bastante força de vontade e determinação.

Em muitos casos, uma pessoa pode levar anos em tentativas e erros, até encontrar uma maneira específica de usar o corpo ou a mente para conseguir um resultado. Mas você pode começar a copiar as ações que levaram anos para serem aperfeiçoadas e conseguir resultados similares em uma questão de momentos, meses, ou, pelo menos, em muito menor tempo que levou a pessoa cujos resultados deseja duplicar.

Mais uma vez, ter o conhecimento não é suficiente. Ação é que produz resultados.

Então a sua tarefa se você quiser alcançar o sucesso, é encontrar um meio de copiar aqueles que já são um sucesso. Isto é, descobrir como agiram, e, em especial, como usaram seus cérebros e corpos para conseguirem os resultados que você deseja duplicar.

Se você quiser ser um bom amigo, uma pessoa mais rica, um pai ou um atleta melhor, um homem de negócios mais bem-sucedido, tudo que precisa fazer é encontrar modelos de excelência.

Confesso que é preocupado os modelos de excelência desta atual geração com Kefora, Whindersson Nunes e Felipe Neto. Sem comentários. Vamos seguir em frente.

Vou citar meus 2 modelos de excelência na época de concurseiro:

Ayrton Senna

O primeiro, o grande Ayrton Sena (Que saudades daqueles domingos de Fórmula 1), era uma pessoal totalmente “fora da caixa”, com frases que marcaram muito a minha preparação como:

“Eu não estou projetado para ser o segundo ou terceiro, eu me projetei para ser sempre o primeiro”.

Ou você se compromete com objetivo da vitória ou não.

Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.

E a frase mais fodástica de todas:

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.

Estas frases significaram muito para me modelar a ser tão vitorioso quanto Ayrton Senna, utilize-as diariamente que você também vai conseguir alcançar o mesmo sucesso.

Willian Douglas

O segundo modelo que utilizei foi o guru dos concursos públicos, William Douglas, autor do best seller Como Estudar para Concursos Públicos.

O professor William foi o primeiro a publicar um livro voltado para técnicas de estudo e preparação para concursos públicos, me ajudou muito com seus ensinamentos e os famosos mantras:

“A diferença entre o sonho e a realidade é a quantidade certa de tempo e trabalho.” (Mantra n.1)

“Concurso não se faz para passar, mas até passar.” (Mantra n.2)

“Concurso público: a dor é temporária; o cargo é para sempre.” (Mantra n.3)

“Se você tem um plano, vai acabar executando-o; se você não tem um plano, o executado é você.” (Mantra n.4)

“A vitória se alcança com a conjugação e equilíbrio da mente com o corpo.” (Mantra n.5)

“Não há felicidade delivery, você precisa ir buscá-la dentro de si mesmo e nas escolhas que você faz.” (Mantra n.6)

“Estudar e fazer provas não é um obstáculo; estudar e fazer provas é um caminho.” [parafraseando Amyr Klink, que diz que “o mar não é um obstáculo, o mar é um caminho”] (Mantra n.7)

“Quem com concurseiros anda, em concursos passa.” (Mantra n.8)

“Hoje é um ótimo dia para se estar vivo!” (Mantra n.9)

“Se você tentar, poderá dar errado; se você não tentar nunca poderá dar certo. Se você tentar e não der certo, se for melhorando um dia dará.” (Mantra n.10)

“Não importa quão boa é sua desculpa, seria muito melhor não estragar seu sonho por causa dela.” [inspirado em citação de Alan Cooper, webdesigner] (Mantra n.11)

“O futuro é um pouco incerto, mas muito promissor” – Fontenele (Mantra n.12)

“Toda Terra Prometida tem um deserto antes” (Mantra n.13)

“O que é do homem, o bicho não come.” (Ditado popular) (Mantra n.14)

“As pessoas pensam no que não têm, no que nunca terão e perdem o que têm e o que poderiam ter se fossem à luta.” (Mantra n.15)

“Uma parte da vida é semeadura, outra é colheita. Nunca deixe de fazer os dois todos os dias.” (Mantra n.16)

“Uma pessoa mediana que imita o que fazem as pessoas de alta performance será, depois de algum tempo, alguém de alta performance.” (Mantra n.17)

Utilize a PNL para mudar seus comportamentos e promover ações que te levem até o seu grande objetivo: Passar em um Concurso Público.

Para finalizar, vivencie as frases acima, elas mudaram a minha vida de concurseiro e também vai mudar a sua.

8 thoughts on “Como Dominei a Arte da Aprovação em Concursos Públicos”

  1. Parabéns pelos artigos! Me senti muito estimulada após ler e percebi que realmente tenho que mudar meus metodos de estudos.
    Professor, temos ouvido muito falar em carreiras judiciarias, no entanto gostaria de saber qual a previsão para concursos na área da saúde?

Deixe uma resposta