7 Maneiras para melhorar a sua Memorização: A #5 é a mais importante.

Cada vez mais recebo perguntas:

Como ter mais concentração?
Como reter mais e mais o conteúdo?
Como memorizar textos de leis e apostilas?

A primeira coisa que gostaria de comentar é que você precisa saber que ninguém (salvo pouquíssimos iluminados), consegue memorizar algo que acabou de ler, ou seja, a retenção do conteúdo é extremamente pequena durante a leitura de livros, leis ou apostilas.

Então, o que fazer para ter mais memorização durante a leitura?

Para gerar mais e mais retenção daquilo que você está lendo é necessário FOCO, no sentido de ATENÇÃO, ou seja, está antenado com aquilo que está sendo lido. Quanto mais atenção você possuir durante a leitura, maior será a sua memorização.

Quem já se deparou lendo um texto, mas pensando no namorado, contas a pagar, filho, viagens, futebol, novela etc. Tudo isso lendo o texto.

Bom, estudiosos chamam isso de “vagar a mente”, ato que acontece quando nossos pensamentos fogem daquilo que deveríamos estar concentrados, em nosso caso, a leitura do texto. Resumindo, é quando a nossa mente foge para outro lugar, é neste exato momento que haverá uma perda drástica da memorização.

Mas fique tranquilo, ter uma mente que vaga durante os estudos é o padrão entre todos nós, o que devemos fazer é treinar para uma mente atenta e focada naquilo que queremos, apenas uma mente treinada gerará mais e mais memorização. A divagação da mente prejudica nosso desempenho nos estudos e muitas pessoas nem sabem que isto acontece.

Nossos pensamentos são como um animal indomável, eles fogem do nosso controle, principalmente durante os estudos. Estudar com um emaranhado de pensamentos aleatórios gera uma retenção do conteúdo será ínfima.

Então, para início de conversa, você deve procurar eliminar distrações durante a leitura, quanto mais atenção com aquilo que está sendo estudado, maior será a sua compreensão.

Agora, vamos falar sobre como estudar com retenção do conteúdo, não é isso que você mais deseja?

PASSO 1: ALINHAMENTO DA VIDA

Falta de memorização acontece quando estamos estressados ou sobrecarregados, problemas pessoas interferem muito na memorização. Preocupações pessoais e questões não resolvidas são como uma âncora para o concurseiro. Estudar infeliz é certeza de insucesso.

Todo concurseiro, antes de entrar nessa vida de estudos, deve alinhar problemas pessoais, resolver o que pode ser resolvido, ter calma para aquilo que não tem mais jeito, o que não podemos é iniciar a preparação com todo este peso em seus ombros, pois caso isso não seja feito, constantemente seus pensamentos com estes problemas vão surgir durante os estudos, sendo justamente isso que não queremos que aconteça.

Responda agora:

  • O que mais te pertuba?

  • O que você pode fazer para eliminar este sentimento?

PASSO 2: SEJA CAÇADOR

Um dos pontos mais importantes para não deixar a mente divagar é perceber que ela divagou, tarefa difícil e complicada, mas com o tempo você conseguirá e perceberá que cada vez mais sua mente vai divagar menos, consequentemente vai perceber que está memorizando mais os assuntos estudados.

Você vai perceber que em dias que você está mais estressado, será quando mais a sua mente vai divagar e nos dias mais tranquilos isso vai acontecer menos.

PASSO 3: É VOCÊ QUEM MANDA

Você deve mostrar para a sua mente que você que a domina e não ela a você, mostre para ela onde ela deve estar focada, portanto, toda vez que ela divagar, você vai falar para ela: volte aqui!!!

Me lembro, que fazia muito isso, quando estava lendo algo e a minha mente vagava para pensamentos distantes, falava e estalava os dedos: “Volta, tenho que passar neste concurso público, foco!!!!”. Imediatamente voltava para o início do capítulo ou artigo e lia tudo novamente, mas com extrema atenção e foco.

PASSO 4: SOLTAR A MENTE

Trata-se das pausas durante os estudos, que podem acontecer a cada 30, 45 ou 1 hora de estudos, você precisa descansar de 5 a 15 minutos, aqui você deve deixar a mente divagar (pensar), no que ela quiser. Sabe aquele momento que soltamos da coleira nosso cachorro no parque? É a mesma coisa, solte sua mente para o “parquinho”, mas depois do descanso, traga-a de volta.

PASSO 5: CUIDADO COM OS “LADRÕES DO TEMPO”

Whatsapp, Instagram, Facebook, Notificações de Celular e Computador etc. Preciso falar mais alguma coisa?

Inclusive nesta semana, circulou nas redes sociais um vídeo de um professor de curso preparatório para concursos públicos, atacando um apagador no aluno que estava assistindo aula com celular.

Em aulas presenciais a minha vontade é de dar um tiro de tanta raiva que sinto quando vejo um aluno jogando seu futuro no lixo, pois muitos, na realidade, o indivíduo que está no celular durante as aulas, não quer alcançar a aprovação. Então me pergunto: O que ele está fazendo ali?

PASSO 6: FEEDBACK

Ao final de um dia de estudo focado (trazendo a mente para os estudos toda vez que a mesma divagar), devemos conversar com ela e perguntar o que aprendemos naquele dia ou sessão de estudos de uma determinada disciplina.

Tal conversa, vai gerar uma engajamento maior para a próxima bateria de estudos, sua mente com o tempo ficará viciada em querer aprender mais e mais.

PASSO 7: ACALME-SE

Você pode estar estudando no meio de dezenas de pessoas extremamente barulhentas, mas não será esta conversa que atrapalhará a sua memorização, mas sim a conversar que acontece dentro da nossa própria mente.

Você precisa a aprender a calar as vozes internas da sua mente.

Não é a conversar das pessoas ao nosso redor que tem mais poder de nos distrair, mas a conversa da nossa própria mente.

DANIEL COLEMAN

FÁBIO SILVA

  • Delegado de Polícia Civil
  • Ex-Servidor de tribunais
  • Coach Professional pela Sociedade Latinoamericana de Coaching
  • Palestrante de Como Estudar para Concursos Públicos
  • Professor de Direito Constitucional e Administrativo
  • Autor dos livros da série Seja Foda em Direito Constitucional
  • CEO do Sou Concurseiro e Vou Passar – Maior curso preparatório da Região Norte.

12 comentários

  1. Nesse pouco tempo de concurseira percebi alguns pontos que mais me atrapalham na hora de estudar, e todos estão listados nesse texto. Varias vezes precisei reler o assunto pois, percebi que a leitura estava no automático e a mente vagando por aí! Outra coisa que sempre me atrapalha muito são as redes sociais (celular), então de um tempo pra cá desligo a internet do celular quando estou estudando.
    Certamente essas são dicas valiosas para quem está estudando. Mais uma vez parabéns prof Fábio!

  2. É bem verdade que a nossa mente se despersa…valeu por todas as dicas, algumas já vinha utilizando, como evitar as redes sociais na hora dos estudos. Gostei de saber que é bom parar um pouquinho, pequeno intervalo. Muito bom mesmo, como sempre!
    Obrigado.

Deixe uma resposta