10 Atalhos Para Alcançar a Aprovação em Concurso Público em Tempo Recorde

1. ÉTICA

Não existe uma fórmula mágica para alcançar a aprovação no concurso público dos seus sonhos sem que você coloque muito esforço e dedicação.

Não fique procurando um caminho mais fácil para alcançar a aprovação, pois ele não existe. Faça o que tem que ser feito e pronto. Siga um mínimo de plajejamento de estudos que os resultados vão aparecer.

2. PLANEJAMENTO

Não conheço nenhum aprovado em concurso público que estudou sem seguir um planejamento de estudos.

O que estudar? Quando estudar? Como estudar?

São perguntas que devem ser respondidas, sem tais respostas o concurseiro está em um barco no meio do mar totalmente perdido e sem um caminho a ser seguido.

Rabisque sua rotina semanal e encontre suas horas vagas para estudos, não importa a quantidade, você pode ter encontrado uma hora por dia, apenas encontre e distribua algumas disciplinas que serão estudadas nessas horas vagas e comece a estudar. Simples assim!!!

3. FOCO

Durante a sua caminhada de estudos, você deve aprender a falar NÃO para muitas coisas: NETFLIX, Baladas com amigos, Cinema, Festas, Aniversários, Churrascos etc. Um dia, para todas estas situações você vai dizer SIM, mas hoje, como concurseiro, será NÃO.

Quer entender melhor? Você está precisando terminar os estudos sobre determinada disciplina, pois o edital foi publicado e a prova está cada vez mais próxima e você fica sabendo que o NETFLIX acabou de liberar mais uma temporada da série que você tanto ama.

Qual o pensamento surgiu na sua mente com o exemplo acima?

  • Fábio, não custa nada assistir um episódio ou outro nos momentos de descanso.

  • Fábio, quando passar vou assistir tudo, mas hoje como concurseiro não.

Se passou na sua cabeça a primeira resposta, você percisa internalizar o conceito de FOCO. Você está naquele barco no meio do mar que citei acima.

4. GARRA

Este ponto sempre soube utilizar muito bem, inclusive em salas de aula solto algumas expressões que falava muito na época de concurseiro como:

  • Vamos lá PORRA!!!
  • Vou conseguir gabaritar a MERDA desta disciplina.
  • Vou ser FODA nesta prova.

Expressões com estas acima me davam uma força impressionante para manter o foco nos estudos e combater pensamentos negativos.

5. CRIATIVIDADE

Não tenha medo de errar, sempre procure novas formas de aprender. Conheço pessoas que tinham total repugnância com aulas online, mas hoje não sabem viver sem. Confesso que já vi na internet cada forma maluca de técnicas de estudo, coisas que não custa nada experimentar.

6. VONTADE

A pior coisa para uma pessoa é não cumprir com as promessas que ela faz para ela mesma. Aquela pessoa que não cumpre com o planejado, que não está disposta a pagar o preço, não merece a aprovação.

7. EFETIVIDADE

Maior dificuldade de muitos concurseiros está no fato de começarem a seguir um planejamento de um edital ou de apenas uma única disciplina, mas nunca terminam com o planejado. Segundo a minha experiência como professor de cursos preparatórios a cada 10 concurseiros que iniciam um planejamento, apenas 3 completam os primeiros 30 dias de estudos, sendo que apenas 1 concurseiro vai concluir realmente todo o conteúdo.

Minha dica: SIGA O PLANO, CUSTE O QUE CUSTAR, MAS SIGA O PLANO.

8. PRODUTIVIDADE

Seja uma máquina de estudos, termine o dia e fale para você: CARAMBA, HOJE DETONEI AQUELE CONTÉUDO. Seja viciado em estudar, estudar e estudar e quando estiver exausto, pense que sempre cabe mais um pouco, mais uma questão, mas uma página ou mais uns minutos de vídeoaula. Nunca esteja satisfeito.

9. SUPERAÇÃO

Ultrapasse seus limites. Vamos fazer o seguinte, se em determinada semana você planejou 20 horas de estudos, por que não ultrapassar? Comece devagar, tente fazer 21 ou 22 horas, apenas tente. Fabio, consegui bater em uma semana 23 horas de estudos das 20 que estavam programadas. Show concurseiro, agora tente bater 25 horas, na próxima semana quem sabe 30 horas e por aí vai.

10. VIDA

Você não conseguiu cumprir com o planejado nesta semana? Calma, pronto para começar tudo novamente?

FÁBIO SILVA

  • Delegado de Polícia Civil
  • Ex-Servidor de tribunais
  • Coach Professional pela Sociedade Latinoamericana de Coaching
  • Palestrante de Como Estudar para Concursos Públicos
  • Professor de Direito Constitucional e Administrativo
  • Autor dos livros da série Seja Foda em Direito Constitucional
  • CEO do Sou Concurseiro e Vou Passar – Maior curso preparatório da Região Norte.

Um comentário

Deixe uma resposta