Concurso Semsa Manaus: Aprovado concurso com mais de 100 vagas para farmacêuticos e outras áreas

O projeto de lei 195/2019, que contempla a criação de novos cargos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo vagas para farmacêuticos, foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Manaus. O projeto agora segue para a sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

De acordo com a PL, somente para farmacêuticos, serão 102 novas vagas. Os cargos foram divididos em 58 vagas para Farmacêuticos Geral, 31 vagas para Farmacêuticos Bioquímicos e oito para Fiscal Farmacêutico. Além dessas, serão abertas, ainda, cinco vagas para Farmacêuticos Bioquímicos Citologistas. Ainda não há uma data definida para a realização do concurso, mas a expectativa é de que o edital seja lançado ainda no segundo semestre.

Inicialmente, o projeto de lei enviado pela Prefeitura de Manaus sequer contemplava vagas para farmacêuticos. A alteração no número de vagas para a categoria é considerada uma vitória para os farmacêuticos do Amazonas.

O vereador Marcelo Serafim, que é farmacêutico e presidente da Comissão de Saúde da CMM, uniu-se ao também vereador Coronel Gilvandro Mota e ao Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) para capitanear as negociações pela abertura de vagas. Durante este processo, o secretário de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi foram sensibilizados pelos argumentos em prol dos farmacêuticos, garantindo a ampliação do quadro.

“A partir do próximo concurso teremos mais vagas para farmacêuticos e mais vagas para bioquímicos. Isso se deu graças ao empenho do CRF-AM, através do presidente Jardel, do nosso mandato e de outros vereadores, e da participação do secretário Magaldi, do secretário Carijó. Hoje é um dia de agradecermos e comemorarmos essa importante conquista”, destacou Marcelo Serafim.

Concurso Semsa Manaus prevê novas carreiras

As novas carreiras para a Secretaria Municipal de Saúde contemplam as seguintes áreas:

Carreira: Profissional de saúde

  • Especialista em saúde (nível superior): 486 vagas
  • Assistente em saúde (nível médio/técnico): 496 vagas
  • Assistente em saúde (nível médio): 976 vagas

Carreira: Trabalhador de saúde

  • Assistente em saúde (nível superior): 72 vagas
  • Assistente em saúde (nível médio/técnico): 27 vagas
  • Assistente em saúde (nível médio): 306 vagas
  • Assistente em saúde (nível fundamental): 129 vagas

Dentre as carreiras a serem contempladas pelo novo concurso destacam-se algumas áreas como:

Carreira: Profissional de Saúde

  • Especialista em saúde (nível superior): Assistente Social, Auditor do SUS, Biólogo, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Médico Veterinário, Nutricionista, Químico, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
    A jornada de trabalho é de 30 a 40 horas semanais dependendo do cargo.
  • Assistente em saúde (nível médio/técnico): Condutor de Motolância e Técnicos de Enfermagem, Patologia Clínica, Enfermagem Socorrista, Hemoterapia, Histologia, Prótese Dentária, Necropsia e Saúde Bucal com jornada de 40 horas semanais.
  • Assistente em saúde (nível médio): Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Zoonoses e Auxiliar de Saúde Bucal, também com jornada de 40 horas semanais.

Carreira: Trabalhador de Saúde

  • Assistente em saúde (nível superior): Administrador, Advogado, Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Analista de Suporte de tecnologia da Informação, Analista de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Analista em Banco de Dados, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Bibliotecário, Comunicador Social, Contador, Designer, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista, Estatístico, Geógrafo, Pedagogo.
  • Assistente em saúde (nível médio/técnico): Programador de Computador, Técnicos em Edificações, Manutenção de Equipamentos de Informática e Segurança do Trabalho.
  • Assistente em saúde (nível médio): Assistente em Administração e Contramestre.
  • Assistente em saúde (nível fundamental): Artífice, Bombeiro Hidráulico, Cozinheiro Fluvial, Eletricista, Lavadeiro, Marinheiro Fluvial de Convés, Marinheiro Fluvial de Máquinas, Motorista de Autos, Pedreiro e Pintor de Parede.

Todas os cargos da carreira Trabalhador em Saúde possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Último concurso Semsa Manaus foi realizado em 2012

O último concurso público para a Semsa Manaus foi realizado em 2012 e foi organizado pela empresa Cetro Concursos. Ao todo, foram ofertadas 1.910 vagas distribuídas em dois editais. As oportunidades contemplavam vagas de todos os níveis de escolaridade e distintas áreas como: administrador, enfermeiro, farmacêutico, biólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, motorista, técnicos, administrativos e médicos em diversas especialidades.

Os candidatos inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos, além de prova de títulos para os cargos de nível superior.

A prova objetiva foi composta com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação geral, Informática Básica e Conhecimentos Específicos.

Intensifique os seus estudos!

Conheça nosso curso completo de conhecimentos gerais para Semsa-Manaus.

Utilize o cupom >> QUEROPASSAR << ao final da compra para ativar o desconto promocional.

Deixe uma resposta