As remunerações da Polícia Civil do Amazonas para Delegado, Perito, Investigador e Escrivão superam inclusive salários da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O concurso público para a Polícia Civil do Amazonas (concurso PC AM) está previsto para acontecer nos próximos meses. Todo o trabalho burocrático e de levantamento de cargos já foi feito pela comissão designada para este serviço.
Na primeira semana de 2020, o atual Governador do Estado do Amazonas informou que estuda a realização do concurso, entretanto, que o mesmo só será anunciado quando houver disponibilidade orçamentária.
Fontes ligadas ao governador, informam que a escalada da criminalidade no Estado do Amazonas tem levado o governador Wilson Lima a acelerar o trâmite deste concurso público.
Um grande investimento foi feito na parte estrutural com armas e equipamentos, mas a grande necessidade é de pessoal, pois a quantidade de aposentadorias dentro da Polícia Civil do Amazonas deixou a corporação com efetivo extremamente baixo, inclusive com policiais trabalhando durante a folga para compensar a falta de efetivo.
Remuneração e benefícios
A remuneração do funcionário da Polícia Civil compreende os vencimentos, indenizações, gratificações, adicionais e outras vantagens pecuniárias.
Além do vencimento e outras vantagens serão devidas as seguintes gratificações e adicionais:
- Gratificação de curso;
- Gratificação pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;
- Gratificação de risco de vida;
- Gratificação natalina;
- Adicional por tempo de serviço;
- Adicional pelo exercício de atividade insalubres, perigosas ou penosas;
- Adicional de férias;
- Gratificação de atividade policial;
- Gratificação de tempo integral;
- Gratificação de produtividade.
REAJUSTE SALARIAL
Em abril de 2018 foi aprovado o Projeto de Lei que reajustou o salário de escrivães e investigadores da corporação em 11%, com o intuito de valorizar o trabalho dos profissionais. O reajuste está previsto para aumentar até 2021.
Atualmente as remunerações da POLÍCIA CIVIL DO AMAZONAS está entre as maiores do país, superando inclusive salários da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Confira o quadro abaixo.

Cargos e vagas
No total, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas deve ofertar novos editais com oferta de 1.333 vagas, distribuídas entre a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado, para diversos cargos. De acordo com a publicação divulgada no Diário Oficial do Estado, o edital PC AM contará com 424 vagas distribuídas da seguinte forma:

Concurso PC AM: quadro de distribuição de vagas divulgado!
O número de vagas oferecidas foi definido com base em levantamento interno, que levou em consideração, sobretudo, a quantidade de servidores que se aposentaram e que devem se aposentar nos anos subsequentes.
Carreira
O profissional da PC AM irá ter progressão mediante promoção que se trata da elevação à classe imediatamente superior. As promoções nas carreiras policiais se farão por mérito e por antiguidade, de acordo com legislação específica.
Conheça abaixo os requisitos necessários para ingressar no quadro efetivo da corporação.
Requisitos
Delegado de Polícia
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior de bacharel em Direito. No Amazonas ainda não é exigido três anos de exercício profissional na área jurídica ou na área policial. Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.
Investigador PC AM
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior. Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”
Escrivão PC AM
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior. Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”
- Perito Criminal PC AM
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior nas seguintes áreas:
Área A – Engenharia Florestal e Cursos de Tecnologia na área Florestal;
Área B – Computação, Informática e Processamento de Dados;
Área C – Química, Farmácia e Bioquímica;
Área D – Ciências Contábeis;
Área E – Ciências Biológicas e Biomedicina;
Área F – Engenharia Mecânica, Naval e Mecatrônica e Cursos de Tecnologia Mecânica e Mecatrônica.
Todos os candidatos ao cargo de Perito Criminal devem possuir inscrição no respectivo Conselho Profissional , quando for o caso, e ter dois anos de experiência na área de formação.
- Perito Legista
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior em Medicina. Inscrição no Conselho Regional de Medicina e dois anos de experiência na área de formação.
- Perito Odontolegista
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior em Odontologia Inscrição no Conselho Regional de Odontologia e dois anos de experiência na área de formação.
Estágio probatório
Os profissionais durante o período de 3 anos de efetivo exercício na primeira investidura, durante o qual serão apurados requisitos indispensáveis a sua confirmação no cargo:
- Idoneidade moral;
- Assiduidade e pontualidade;
- Disciplina;
- Eficiência e produtividade;
- Dedicação às atividades policiais.
Último concurso
O último concurso da Polícia Civil do Amazonas foi organizado pela CETAM – Comissão Permanente de Concursos (Copec), em 2009. Foram 930 vagas distribuídas para Perito Odontolegista, Perito Legista, Perito Criminal, Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia e Delegado de Polícia.
VOCÊ TEM O SONHO DE SER POLICIAL CIVIL DO AMAZONAS? Clique na imagem abaixo e conheça a nossa metodologia de aprovação em concursos públicos policiais.

Quero participar, muito,,,e um sonho que preciso realizar