Concurso Público POLÍCIA CIVIL DO AMAZONAS (PC AM): O maior salário de polícia do país. Edital cada vez mais perto!

As remunerações da Polícia Civil do Amazonas para Delegado, Perito, Investigador e Escrivão superam inclusive salários da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O concurso público para a Polícia Civil do Amazonas (concurso PC AM) está previsto para acontecer nos próximos meses. Todo o trabalho burocrático e de levantamento de cargos já foi feito pela comissão designada para este serviço.

Na primeira semana de 2020, o atual Governador do Estado do Amazonas informou que estuda a realização do concurso, entretanto, que o mesmo só será anunciado quando houver disponibilidade orçamentária.

Fontes ligadas ao governador, informam que a escalada da criminalidade no Estado do Amazonas tem levado o governador Wilson Lima a acelerar o trâmite deste concurso público.

Um grande investimento foi feito na parte estrutural com armas e equipamentos, mas a grande necessidade é de pessoal, pois a quantidade de aposentadorias dentro da Polícia Civil do Amazonas deixou a corporação com efetivo extremamente baixo, inclusive com policiais trabalhando durante a folga para compensar a falta de efetivo.

Remuneração e benefícios

A remuneração do funcionário da Polícia Civil compreende os vencimentos, indenizações, gratificações, adicionais e outras vantagens pecuniárias.

Além do vencimento e outras vantagens serão devidas as seguintes gratificações e adicionais:

  • Gratificação de curso;
  • Gratificação pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;
  • Gratificação de risco de vida;
  • Gratificação natalina;
  • Adicional por tempo de serviço;
  • Adicional pelo exercício de atividade insalubres, perigosas ou penosas;
  • Adicional de férias;
  • Gratificação de atividade policial;
  • Gratificação de tempo integral;
  • Gratificação de produtividade.

REAJUSTE SALARIAL

Em abril de 2018 foi aprovado o Projeto de Lei que reajustou o salário de escrivães e investigadores da corporação em 11%, com o intuito de valorizar o trabalho dos profissionais. O reajuste está previsto para aumentar até 2021.

Atualmente as remunerações da POLÍCIA CIVIL DO AMAZONAS está entre as maiores do país, superando inclusive salários da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Confira o quadro abaixo.

Concurso PC AM: Tabela de vencimentos/remunerações.

Cargos e vagas

No total, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas deve ofertar novos editais com oferta de 1.333 vagas, distribuídas entre a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado, para diversos cargos. De acordo com a publicação divulgada no Diário Oficial do Estado, o edital PC AM contará com 424 vagas distribuídas da seguinte forma:

Concurso PC AM: quadro de distribuição de vagas divulgado!

Concurso PC AM: quadro de distribuição de vagas divulgado!

O número de vagas oferecidas foi definido com base em levantamento interno, que levou em consideração, sobretudo, a quantidade de servidores que se aposentaram e que devem se aposentar nos anos subsequentes.

Carreira

O profissional da PC AM irá ter progressão mediante promoção que se trata da elevação à classe imediatamente superior. As promoções nas carreiras policiais se farão por mérito e por antiguidade, de acordo com legislação específica.

Conheça abaixo os requisitos necessários para ingressar no quadro efetivo da corporação.

Requisitos

Delegado de Polícia

  • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior de bacharel em Direito. No Amazonas ainda não é exigido três anos de exercício profissional na área jurídica ou na área policial. Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.

Investigador PC AM

  • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior. Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”

Escrivão PC AM

  • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior. Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”
  • Perito Criminal PC AM

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior nas seguintes áreas:

Área A – Engenharia Florestal e Cursos de Tecnologia na área Florestal;

Área B – Computação, Informática e Processamento de Dados;

Área C – Química, Farmácia e Bioquímica;

Área D – Ciências Contábeis;

Área E – Ciências Biológicas e Biomedicina;

Área F – Engenharia Mecânica, Naval e Mecatrônica e Cursos de Tecnologia Mecânica e Mecatrônica.

Todos os candidatos ao cargo de Perito Criminal devem possuir inscrição no respectivo Conselho Profissional , quando for o caso, e ter dois anos de experiência na área de formação.

  • Perito Legista

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior em Medicina. Inscrição no Conselho Regional de Medicina e dois anos de experiência na área de formação.

  • Perito Odontolegista

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior em Odontologia Inscrição no Conselho Regional de Odontologia e dois anos de experiência na área de formação.

Estágio probatório

Os profissionais durante o período de 3 anos de efetivo exercício na primeira investidura, durante o qual serão apurados requisitos indispensáveis a sua confirmação no cargo:

  • Idoneidade moral;
  • Assiduidade e pontualidade;
  • Disciplina;
  • Eficiência e produtividade;
  • Dedicação às atividades policiais.

Último concurso

O último concurso da Polícia Civil do Amazonas foi organizado pela CETAM – Comissão Permanente de Concursos (Copec), em 2009. Foram 930 vagas distribuídas para Perito Odontolegista, Perito Legista, Perito Criminal, Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia e Delegado de Polícia.

VOCÊ TEM O SONHO DE SER POLICIAL CIVIL DO AMAZONAS? Clique na imagem abaixo e conheça a nossa metodologia de aprovação em concursos públicos policiais.

SEJA POLICIAL CIVIL DO AMAZONAS

1 comentário

  1. Quero participar, muito,,,e um sonho que preciso realizar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.