Concurso INSS: Paulo Guedes terá reunião para debater atrasos no serviço.

Essa será uma das pautas de uma série de reuniões que ele terá nesta semana.

Segundo o secretário Rogério Marinho, nesta quarta-feira, dia 15, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, terá uma reunião geral para debater a situação do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). A principal pauta são os quase 2 milhões de análises atrasadas, devido à falta de concurso.

A expectativa é que soluções para os atrasos do repasse de pedidos de benefícios sejam apresentadas. Na última sexta-feira, dia 10, o presidente do INSS, Renato Vieira, afirmou que espera regularizar a situação até o final de julho.

Mas a pressão para realização do concurso não fica só nisso, porque, além disso tudo, tramita na justiça, desde setembro do ano passado, uma ação judicial do Ministério Público Federal, que solicita novas contratações no instituto. Após a audiência de conciliação, realizada no início de outubro, ficou decidido que o INSS apresentaria evolução nos processos até abril deste ano.

No final do ano passado, a Infraero remanejou mais de 300 servidores para tentar amenizar os atrasos, mas o número é menos que 2% do déficit de pessoal.

Pedido de Concurso INSS

De acordo com o pedido inicial feito ao então Ministério do Planejamento (agora: Ministério da Economia) seria da ordem de 7,8 mil novas vagas. No entanto, conforme entrevista recente do superintendente do órgão no Piauí, a autorização a ser dada conteria um número bem maior de vagas: aproximadamente, 17 mil, para todo o país.

Segundo o superintendente, “o INSS está à beira de um colapso”, por conta da falta de servidores efetivos. Até julho do ano passado, por exemplo, aproximadamente 4.700 servidores estavam aptos para pedir aposentadoria, que era o desejo da maioria, devido à reforma da previdência.

Mas, qualquer forma, ainda não há confirmação oficial sobre quantas vagas serão oferecidas pelo certame, apenas as ocupações de maior demanda no Instituto, que são as de Técnico do Seguro Social, Analista do Seguro Social e Perito Médico Previdenciário.

undefined

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.