O sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Amazonas (Sindifisco-AM) agora possui uma nova diretoria, que tomou posse na última terça-feira (11). Durante a cerimônia, Eliezer Aquino, o novo presidente do sindicato falou sobre a possibilidade de um novo concurso da Secretaria de Fazenda do Amazonas(SEFAZ-AM), em razão do déficit no quadro atual.
O auditor fiscal destacou que, além da necessidade da Lei Orgânica do Fisco, existe a urgência de realizar um novo concurso público para auditor fiscal de tributos estadual, para poder preencher, aproximadamente, 400 cargos que estão vagos no quadro permanente da Sefaz-AM.
“Um grande desafio nosso, enquanto sindicato é reivindicar concurso público. Entendemos que, por enquanto, a questão encontra entraves legais na atuação do próprio Estado, que deve cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e respeitar a programação para realização em razão do próprio governo ter restrições com relação a folha de pagamento e custos. Mas enquanto sindicato, estamos trabalhando para cumprir essa meta pelo prazo de três anos, pois sabemos que o cenário dessa exigência legal pode mudar”, afirmou Batista.
A secretária adjunta da Sefaz-AM, Alana Barbosa Valério Tomaz, que estava presente na cerimônia, concordou com a necessidade de preenchimento das vagas por concurso público e acenou com positividade.
“A expectativa é que nós façamos sim o concurso público, mas a gente está trabalhando em primeiro lugar a adequação do estado aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal para poder chamar aprovados. A expectativa é de que a preparação do concurso seja feita ainda este ano para que no ano que vem, quando os trâmites forem ajustados, a gente consiga chamar os aprovados”.
Último concurso Sefaz-Am
O último processo seletivo realizado pela Sefaz-AM foi em 2005. Foram ofertadas 390 vagas para os cargos de:
- analista de tecnologia da informação da fazenda estadual;
- analista do tesouro estadual;
- auditor fiscal de tributos estaduais;
- técnico da fazenda estadual;
- técnico de arrecadação de tributos estaduais;
- assistente administrativo da fazenda estadual.
A prova
A prova foi composta por 100 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua inglesa, Conhecimentos de informática, Contabilidade, Direito Tributário, Legislação Tributária Estadual, Direito Administrativo e Direito Constitucional.
A banca organizadora foi a UFRJ.
O que você achou desse artigo? O concurso da Sefaz-AM deve ter edital lançado ainda este ano. Adiante-se e comece já a se preparar para a prova!