fbpx
Skip to content

Governador do Amazonas confirma concurso para PC e PM em 2021

Na manhã desta segunda-feira o governador do Amazonas, Wilson Lima, se pronunciou sobre o concurso público para as polícias Civil e Militar. A realização de um novo certame só deverá ocorrer em 2021, após ajustes do setor à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Esse ano de 2020 a gente não tem planejamento para concurso público. Nós devemos fazer concurso público no final de 2020 e início de 2021, que é quando nós teremos uma redução no nosso gasto com pessoal e que não fere a (Lei de) Responsabilidade Fiscal”, disse.

O governador não anunciou número de vagas devem ser disponibilizadas e nem quais os ajustes que serão feitos na pasta.

Último concurso da PM-AM

O último concurso realizado pela Polícia Militar do Amazonas aconteceu em 2011, onde foi ofertada 2.068 vagas. O maior quantitativo foi para o cargo de soldado, sendo 2.000. As demais oportunidades foram divididas entre Praças Especialistas (29 vagas) e Oficiais Médicos (39 vagas).

Aos candidatos a Praças Especialistas, houveram oportunidades nas áreas de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Veterinário, Auxiliar de Odontologia e Músico Instrumentista.

Para a área médica as oportunidades contemplaram as especialidades de Ginecologia, Pediatria, Gastroenterologia, Pneumologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Cardiologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Geriatria e Clínica Geral.

Além de médicos, as vagas para a área da saúde foram destinadas às funções de Farmácia e Bioquímica, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária e Psicologia.

O salário estipulado no último edital foi um dos motivos da grande procura dos candidatos por pelo certame, realizado pela Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).

Para Oficial Combatente e para Oficiais de Saúde, a remuneração básica inicial era de R$ 3.400,60. Já para Soldados e Praças Especialistas, este valor foi de R$ 1.685,06.

Quanto às etapas, os candidatos foram submetidos a:

Prova objetiva;

Avaliações de saúde;

Aptidão física;

Psicológica;

Apresentação de documentos;

Investigação social;

Curso de formação.

Veja os editais de soldado e de oficiais combatentes

Último concurso para PCAM

O último concurso Polícia Civil do Amazonas (PC AM)aconteceu em 2009, tendo como banca organizadora o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). O edital disponibilizou 1.010 oportunidades distribuídas entre os cargos de delegado (100), investigador (500), escrivão (290), perito criminal (80), perito odontolegista (5) e perito legista (35).

Para concorrer, os candidatos deveriam ter concluído ensino superior, sendo específicos em Direito e outras áreas de acordo com o cargo pretendido. O certame avaliou os candidatos mediante a aplicação de cinco etapas para todos os cargos e seis para investigador e escrivão.

As etapas comuns constam de provas objetivas (90 questões sobre conhecimentos básicos e específicos), discursivas, exame médico, avaliação de capacidade física e análise de títulos. Candidatos a investigador e escrivão passaram, também, pelo teste prático de digitação. Os aprovados nestas etapas passaram, finalmente, pelo curso de formação aplicado em Manaus.

Confira as informações do edital da PC-AM.

Comece a se preparar agora mesmo para o concursos da polícia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: