Na manhã desta segunda-feira o governador do Amazonas, Wilson Lima, se pronunciou sobre o concurso público para as polícias Civil e Militar. A realização de um novo certame só deverá ocorrer em 2021, após ajustes do setor à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Esse ano de 2020 a gente não tem planejamento para concurso público. Nós devemos fazer concurso público no final de 2020 e início de 2021, que é quando nós teremos uma redução no nosso gasto com pessoal e que não fere a (Lei de) Responsabilidade Fiscal”, disse.
O governador não anunciou número de vagas devem ser disponibilizadas e nem quais os ajustes que serão feitos na pasta.
Último concurso da PM-AM
O último concurso realizado pela Polícia Militar do Amazonas aconteceu em 2011, onde foi ofertada 2.068 vagas. O maior quantitativo foi para o cargo de soldado, sendo 2.000. As demais oportunidades foram divididas entre Praças Especialistas (29 vagas) e Oficiais Médicos (39 vagas).
Aos candidatos a Praças Especialistas, houveram oportunidades nas áreas de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Veterinário, Auxiliar de Odontologia e Músico Instrumentista.
Para a área médica as oportunidades contemplaram as especialidades de Ginecologia, Pediatria, Gastroenterologia, Pneumologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Cardiologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Geriatria e Clínica Geral.
Além de médicos, as vagas para a área da saúde foram destinadas às funções de Farmácia e Bioquímica, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária e Psicologia.
O salário estipulado no último edital foi um dos motivos da grande procura dos candidatos por pelo certame, realizado pela Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).
Para Oficial Combatente e para Oficiais de Saúde, a remuneração básica inicial era de R$ 3.400,60. Já para Soldados e Praças Especialistas, este valor foi de R$ 1.685,06.
Quanto às etapas, os candidatos foram submetidos a:
Prova objetiva;
Avaliações de saúde;
Aptidão física;
Psicológica;
Apresentação de documentos;
Investigação social;
Curso de formação.
Veja os editais de soldado e de oficiais combatentes
Último concurso para PCAM
O último concurso Polícia Civil do Amazonas (PC AM)aconteceu em 2009, tendo como banca organizadora o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). O edital disponibilizou 1.010 oportunidades distribuídas entre os cargos de delegado (100), investigador (500), escrivão (290), perito criminal (80), perito odontolegista (5) e perito legista (35).
Para concorrer, os candidatos deveriam ter concluído ensino superior, sendo específicos em Direito e outras áreas de acordo com o cargo pretendido. O certame avaliou os candidatos mediante a aplicação de cinco etapas para todos os cargos e seis para investigador e escrivão.
As etapas comuns constam de provas objetivas (90 questões sobre conhecimentos básicos e específicos), discursivas, exame médico, avaliação de capacidade física e análise de títulos. Candidatos a investigador e escrivão passaram, também, pelo teste prático de digitação. Os aprovados nestas etapas passaram, finalmente, pelo curso de formação aplicado em Manaus.
Confira as informações do edital da PC-AM.