O edital de concurso do Senado Federal para o cargo de Policial Legislativo foi autorizado. E ao que tudo indica, isso deve ser publicado já no mês de março, conforme já indicado pelo presidente da comissão organizadora, Roberci Ribeiro de Araújo.
De acordo com o texto autorizativo, o concurso do Senado Federal foi autorizado em função dos cargos vagos e o crescente número de servidores com direito a aposentadoria. O que poderia trazer riscos às atividades desenvolvidas no Senado.
A expectativa é que as provas do concurso do Senado Federal fiquem para o segundo semestre de 2020, já que o Senado federal realizou uma reunião com as bancas interessadas em organizar o concurso.
No encontro, a comissão do certame questionou os representantes das bancas sobre as possibilidades de aplicarem as avaliações nos feriados de 7 de setembro, 12 outubro ou 2 de novembro.
A Casa Legislativa trabalha para que o edital para o concurso do Senado Federal seja publicado ainda neste primeiro semestre. De acordo com o vice-presidente da comissão do certame, Kleber Minatogau, o objetivo é resolver os preparativos do novo edital da Casa o quanto antes. Segundo ele, o documento será confeccionado até o mês de março.
Déficit de servidores
O Senado Federal chegou a um déficit de 2.163 cargos vagos no mês de abril de 2019. A maior baixa está na carreira de técnico legislativo de nível II, com 1.518 cargos vagos. Deste total, as especialidades de processo legislativo (235) e o cargo de policial legislativo federal (162), ambos de nível médio, apresentam a maior carência.
Vaga para policial legislativo
Das 40 vagas autorizadas, 24 delas são para o cargo de policial legislativo federal. A função será indiscutivelmente uma das mais disputadas, visto o salário inicial de R$ 19.573,46 e nível de escolaridade exigido: apenas o ensino médio completo.
Que tal fazer parte da Polícia legislativa? O concurso do Senado Federal deve sair em breve, por isso é importante se antecipar e começar a estudar.
