Manaus entra em estado de alerta e aulas são suspensas temporariamente

O prefeito Arthur Virgílio Neto decretou Situação de Emergência em Manaus após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, o Covid-19, que foi anunciada pelas equipes de vigilância epidemiológica municipal e estadual, na última sexta-feira (13/3). E por esse motivo, foi decretada a suspensão das aulas em nas instituições públicas municipais.

O prefeito fez a recomendação de que as demais instituições de ensino da capital também suspendam as suas atividades. 

“Recomendamos que se evite a realização de eventos e reuniões com muitas pessoas. As aulas ainda não serão suspensas, por hora, não há essa necessidade”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, que participou de uma coletiva de imprensa na sede do governo do Estado. Ele também informou que serão indicadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para referenciar os pacientes suspeitos. 

O primeiro caso confirmado em Manaus é de uma mulher de 39 anos, que veio de Londres, Inglaterra, no dia 11 e, no dia 12, procurou a rede de saúde privada. A unidade acionou as autoridades da vigilância epidemiológica municipal e estadual e, em 24 horas, o exame deu positivo para o Covid-19. A paciente está estável e sem febre, sendo monitorada em domicílio. 

Onde encontrar atendimento em suspeita do novo coronavírus?

É muito importante que você se proteja e proteja seus familiares e saiba onde encontrar ajuda. Caso você, ou alguém próximo apresente os seguintes sintomas:

Febre;

Dor no corpo;

Tosse;

Dificuldade de respirar.

Saiba que é hora de buscar uma unidade de saúde. Em Manaus, você pode encontrar 14 lugares onde pode realizar uma avaliação.

UBS com horário amplo de atendimento: 

De segunda a sexta  – 07h às 21h

Sábado – 08h às 12h

UBS José Rayol dos Santos

UBS Morro da Liberdade

UBS Deodato Miranda Leão

UBS Leonor de Freitas

UBS José Amazonas Palhano

UBS Balbina Mestrinho

UBS Salvio Belota

UBS  Áugias Gadelha

UBS Leonor Brilhante

UBS Alfredo Campos

UBS de horário tradicional

Segunda a Sexta – 07h ás 18h

UBS Arthur Virgílio

UBS Gebes de Medeiros

UBS Ivone Lima

UBS Nilton Lins

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.