O prefeito Arthur Virgílio Neto decretou Situação de Emergência em Manaus após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, o Covid-19, que foi anunciada pelas equipes de vigilância epidemiológica municipal e estadual, na última sexta-feira (13/3). E por esse motivo, foi decretada a suspensão das aulas em nas instituições públicas municipais.
O prefeito fez a recomendação de que as demais instituições de ensino da capital também suspendam as suas atividades.
“Recomendamos que se evite a realização de eventos e reuniões com muitas pessoas. As aulas ainda não serão suspensas, por hora, não há essa necessidade”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, que participou de uma coletiva de imprensa na sede do governo do Estado. Ele também informou que serão indicadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para referenciar os pacientes suspeitos.
O primeiro caso confirmado em Manaus é de uma mulher de 39 anos, que veio de Londres, Inglaterra, no dia 11 e, no dia 12, procurou a rede de saúde privada. A unidade acionou as autoridades da vigilância epidemiológica municipal e estadual e, em 24 horas, o exame deu positivo para o Covid-19. A paciente está estável e sem febre, sendo monitorada em domicílio.
Onde encontrar atendimento em suspeita do novo coronavírus?
É muito importante que você se proteja e proteja seus familiares e saiba onde encontrar ajuda. Caso você, ou alguém próximo apresente os seguintes sintomas:
Febre;
Dor no corpo;
Tosse;
Dificuldade de respirar.
Saiba que é hora de buscar uma unidade de saúde. Em Manaus, você pode encontrar 14 lugares onde pode realizar uma avaliação.
UBS com horário amplo de atendimento:
De segunda a sexta – 07h às 21h
Sábado – 08h às 12h
UBS José Rayol dos Santos
UBS Morro da Liberdade
UBS Deodato Miranda Leão
UBS Leonor de Freitas
UBS José Amazonas Palhano
UBS Balbina Mestrinho
UBS Salvio Belota
UBS Áugias Gadelha
UBS Leonor Brilhante
UBS Alfredo Campos
UBS de horário tradicional
Segunda a Sexta – 07h ás 18h
UBS Arthur Virgílio
UBS Gebes de Medeiros
UBS Ivone Lima
UBS Nilton Lins