Concurso IBGE: anuncia previsão de ressarcir taxas de inscrição

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que a previsão de ressarcir as taxas de inscrição pagas pelos candidatos do concurso IBGE é no dia 18 de maio de 2020.

A coleta de dados para o Censo Demográfico estava prevista para ocorrer este ano. Mas o IBGE informou, no dia 17 de março, o adiamento para 2021, por conta do surto do novo coronavírus no país. 

A expectativa é de que o próximo Censo seja realizado em 31 de julho de 2021. A coleta deve ser realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Veja a nota oficial do IBGE:

O IBGE e o CEBRASPE estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível.

O CEBRASPE vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetivar o reembolso, que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil.

Neste momento, a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio de 2020. Reiteramos que todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do CEBRASPE.

Leia também: IBGE adia concurso para censo 2020

Sobre o concurso IBGE

O concurso IBGE São dois processos seletivos e um total de 208.695 mil vagas, sendo:

Para recenseador, são 180.557 vagas distribuídas em 5.569 municípios;

Das vagas, 22.676 são para a função de agente censitário supervisor e 5.462 para a função de agente censitário municipal, distribuídas em 4.612 municípios.

Esses profissionais iriam trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores de todos domicílios brasileiros. 

O IBGE estimava receber quase 2 milhões de inscrições, com previsão de contratação dos aprovados a partir de 15 de junho.

As taxas de inscrição para as funções de nível médio era de R$ 35,80 e, para recenseador, de R$ 23,61.

O Censo Demográfico 2020

O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e acontece em todo território nacional. Pesquisadores do IBGE visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores como nível de estudo, trabalho, entre outras informações.

O órgão informou também que, a suspensão da pesquisa leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. E os treinamentos seriam realizados em polos regionais em julho.

Com a previsão do concurso IBGE ocorrer em 2021, é importante continuar estudando para garantir umas vagas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.