Concurso PC-RJ confirmado para este ano ainda!

O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Marcus Vinicius Braga, confirmou que os editais do concurso PC-RJ com 864 vagas serão publicados este ano. Os documentos, segundo o secretário, estão prontos. A corporação só aguarda um momento mais seguro e adequado para fazer a divulgação.

Ao ser questionado nas suas redes sociais sobre a possibilidade da seleção não ocorrer em 2020, o secretário foi categórico ao responder que “não”.

Quanto à divulgação dos editais em maio, o titular da pasta disse ser “bem difícil”. O motivo é a medida de isolamento social em decorrência do Coronavírus. A Polícia Civil atualmente estuda um novo cronograma, por conta da pandemia.

O delegado também informou que os editais do concurso PC-RJ serão publicados “praticamente” em conjunto. 

A Polícia Civil do Rio deve lançar um edital por cargo autorizado no concurso, que são: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado. As carreiras também contemplam todos os níveis de escolaridade. A remuneração salarial pode chegar a R$18 mil. 

Previsão para realização das provas

Sobre as provas, Braga disse que acredita que a aplicação não seja feita em agosto, em função dos desdobramentos da pandemia. 

“Provas em agosto? Não creio. Falei provas e não edital”, disse.

A PC-RJ ainda afirmou que haverá um intervalo de 30 dias entre os editais e as provas objetivas. Para cada cargo, será um dia de aplicação diferente. Dessa forma, pessoas com diferentes escolaridades poderão concorrer a mais de uma carreira no concurso Polícia Civil RJ.

Marcus respondeu sobre a aplicação do teste de aptidão física (TAF). “Alguma possibilidade do TAF ser ainda este ano?”, questionou um seguidor no Instagram. “Pode sim”, afirmou.

Concurso Polícia Civil RJ tem bancas confirmadas

Em fevereiro, a Secretaria de Polícia Civil do Rio anunciou as bancas organizadoras do concurso PC RJ. O Instituto Acesso foi o escolhido para receber as inscrições e aplicar as provas para os concorrentes a delegado.

Enquanto o Instituto AOCP será o responsável por organizar a seleção para os demais seis cargos autorizados. A estrutura de provas do concurso também já está confirmada.

O termo de referência das seleções, que funciona como um espelho para o edital, revela que os inscritos a delegado serão submetidos a: 

provas objetivas; 

discursivas;

Orais; 

de capacidade física; 

exame psicotécnico; 

exame médico. 

Já os candidatos aos demais cargos do concurso serão avaliados por: 

provas objetivas; 

prova de capacidade física; 

exame psicotécnico; 

exame médico.

Os habilitados ainda passarão por cursos de formação e prova de investigação social, na Acadepol.

Vagas para nível médio no concurso PC-RJ

O secretário Marcus Vinicius Braga falou também sobre a cobrança de Direito nas provas objetivas. Ele foi questionado se o conteúdo programático para inspetor (nível superior) exige um conhecimento mais aprofundado nas disciplinas de Direito do que o cargo de investigador (nível médio). 

Braga disse que sim, tendo em vista que são “níveis de escolaridade diferentes”. Mesmo com a indefinição sobre a data de abertura do concurso Polícia Civil, o secretário recomendou que os interessados continuem estudando.

“Concurseiros, estudem! Já passei por isso e afirmo que vale a pena”, indicou o secretário.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.