Estudar em casa é vantagem? Confira dicas para aprender mais!

Muitas pessoas tem sérios problemas em estudar em casa, você é um desses? Então saiba que na verdade, tudo é uma questão de disciplina e organização, pois os estudos em casa podem ter bastante eficácia.

Como estão seus estudos? 

Estudar em casa possui diversas vantagens. Por isso, listamos algumas delas e separamos dicas fundamentais para que você estude em casa e tenha um rendimento tão bom quanto no presencial. E quem sabe, ainda melhor só depende de você!

Quais as vantagens de estudar em casa?

Sabemos que estudar em casa pode ser difícil pelas diversas distrações que existem, mas como já dito, com dedicação e disciplina é possível aprender de verdade. Confira as quais as principais vantagens!

Flexibilidade

Esse é um fator dos quais mais chamam atenção e atraem os alunos que se interessam pelos estudos à distância. Isso porque você pode escolher o horário que você prefere estudar e ajustar de acordo com o seu tempo, sem se prender a um período fixo.

Independência

Nos estudos em casa, os alunos acabam tendo muita independência, e por não ter um professor, costumam se dedicar e buscar mais pelos conteúdos, tornando-se mais responsável pelo conhecimento obtido.

Ritmo de estudo

Além de independência e flexibilidade, o ritmo de estudo é conforme sua preferência. Em estudos presenciais o ritmo de ensino pode ser mais rápido ou lento demais para o seu tempo de aprendizado. 

Se você tiver dificuldade em algums assunto, por exemplo, é só rever o conteúdo sem pressa, ou até mesmo adianta-los.

Conhecimento 

Os conhecimentos que você pode adquirir estudando em casa são mais fáceis de serem fixados, pois você aprende conforme seu tempo e ritmo.

Economia

E se esses fatores ainda não te convenceram, com certeza o bolso vai. Pois se você tem a intenção de fazer um curso online, por exemplo é bem mais barato que um presencial, não ter gastos com transportes e materiais impressos e alimentação. Além disso, você economiza tempo!

Como estudar em casa?

Essas são algumas vantagens de estudar em casa, seja através de EAD ou por conta própria. E se você já decidiu estudar em casa, temos aqui também algumas dicas para começar com o pé direito e aprender ainda melhor. Confira!

Estude sempre no mesmo lugar

É muito importante que seu cérebro e corpo se acostumem com um lugar e se habitue com aquele espaço, pois assim é mais fácil manter a concentração e aprender mais. Por isso, esse deve ser o seu primeiro passo para iniciar os estudos em casa.

Com um lugar fixo, você sente-se mais motivado para estudar, e isso acontece pelo esforço de fazer a mesma atividade no mesmo local frequentemente. Seu cérebro acostuma.

Estabeleça metas

É muito importante que você tenha um cronograma de estudos para que assim você possa ter um melhor desempenho e acompanhar os conteúdos já vistos e o que tem por vir. Ter metas e cumpri-las é imprescindível até mesmo para motivar ainda mais, pois ver um cronograma que você não cumpre pode ser extremamente frustrante.

Por isso, tire um tempo para elaborar um cronograma que você possa segui-lo à risca. Você pode encontrar diversos tipos de planners pela internet para tirar como modelo. 

Faça pausas para descanso

O que acontece muito com pessoas que estudam em casa é acabar tendo excesso de descanso ou a falta dele. Os dois são péssimos para o seus aprendizado, e por isso é preciso ter um equilíbrio. E para fazer esse equilíbrio acontecer, é necessário se disciplinar e fazer seus horários.

O ideal é que seja feita uma pausa nos estudos de uns 10 minutos a cada 40 minutos de estudo. Assim você não sobrecarrega sua mente e fica mais leve para aprender. Pode parecer estranho a princípio, mas com o tempo seu cérebro acostuma e tudo vai fluir tranquilamente.

Entretanto, não é porque você está em pausa dos estudos que você deve relaxar demais. Evite acessar a internet ou assistir TV, pois assim você pode se distrair e perder o foco, já que a função deles é prender você.

Converse com seus amigos e familiares sobre seus objetivos

É comum que as pessoas ao seu redor acreditem que por estar em casa você não tem nada para fazer. Então para que não haja interrupções e distrações que eles possam provocar, se comunicar com essas pessoas é preciso. Avise-os sobre seus objetivos, suas metas e horários. 

Inclua eles nos assuntos sobre sua rotina, assim seus amigos e família se sentem mais próximos e cooperam com seu aprendizado.

Defina suas prioridades

Você tem que decidir se realmente esse estudo é a sua prioridade. Quando determinar como prioridade, internalize isso e saiba respeitar seu período de estudo e não interromper por situações sem emergência que você pode resolver depois.

Lembre-se sempre que a comunicação é essencial em todos os momentos, caso apareça alguma atividade ou alguém peça um favor que pode esperar, comunique que aquele momento é seu e você está ocupado e tem compromisso com seus estudos. 

Com foco você consegue alcançar seus objetivos

É claro que no início tudo é um pouco difícil, e meio complicado de executar, mas com o tempo e disciplina você vai ver que vai tirar de letra e conseguir aprender com qualidade e fixar os conteúdos.

Gostou dessas dicas? Que tal assinar nossa newsletter e receber em primeira mão conteúdos do Sou concurseiro e Vou Passar? Para isso, basta preencher os dados abaixo. 

1 comentário

  1. Boa tarde é uma honrra quero muito uma oportunidade já perdi muito tempo e agora quero ficar junto com a equipe só preciso do de uma ajuda para aprofundar é me dedicar mais tenha uma Boa tarde e obrigada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.