Concurso PC SP: Processo é mantido!

A autorização do concurso PC SP completou um ano e é mantido, e mesmo após todos esses meses, os editais seguem sem um prazo. Ao todo, serão oferta de 2.939 vagas, sendo 1.600 vagas para o cargo de Escrivão, 900 vagas para Investigador, 250 vagas para a carreira de Delegado e 189 vagas para função de Médico Legista, todos os cargos de nível superior.

A autorização assinada pelo governador de São Paulo, divulgado no Diário Oficial do Estado, não informa um tempo limite para os editais. Entretanto a portaria determina que o provimento dos candidatos aprovados é estimado para 2020.

Escolha da banca organizadora do concurso PC SP

Foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que a contratação da banca organizadora do concurso PC SP está em andamento. A corporação também já nomeou as comissões responsáveis pela elaboração dos editais, assim como a escolha da banca examinadora das provas.

“A Polícia Civil esclarece que as comissões estão formulando os editais. As bancas já foram escolhidas e está em andamento a contratação da empresa organizadora, de acordo com a Lei Estadual 10.882/2001”, informou a corporação.

Estado atual da Polícia Civil de SP

Há muito tempo sem realizar concursos públicos para a Polícia Civil de São Paulo, o número de cargos vagos na corporação só tem aumentado. E por conta disso, de acordo com o levantamento realizado pelo Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), o déficit chega a mais de 13.000 agentes.

E mesmo com a autorização do governo, as vagas para preencher os cargos vagos são apenas 900, para Investigador, sendo que a carreira apresenta a carência de 3.666 postos. Já para Escrivão, o cargo tem 3.031 cargos vagos. Ainda existem vacâncias de 766 Delegados e 279 Médicos Legistas. 

O número que o certame autorizado disponibiliza, mesmo com a totalidade dos candidatos aprovados no concurso PC SP não será capaz de suprir a necessidade da corporação. O número de desligamentos da corporação também está em uma crescente. Somente no mês de abril, foram registradas 94 baixas, o que inclui aposentadorias, mortes e nomeações sem efeito.

Logo após a autorização do certame, concedida no ano passado, foi informado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que os editais seriam divulgados a partir de 2020. Além disso, a pasta revelou que o objetivo é realizar concursos anuais para as Polícia Civil e Militar, conforme disponibilidade de recursos.

Situação do Concurso PC SP 

Desde o aumento do surto da Covid-19 no país, a PC SP não tornou público mais nenhum ato a respeito do certame. Ao ser questionada se os trâmites poderiam ser afetados pela pandemia, a pasta responsável informou que os preparativos e etapas estavam mantidos.

Entretanto, o governador João Dória, publicou o decreto nº 64.937 que suspende concursos em andamento e divulgação de novos editais.

No final de 2019, o governador confirmou o reajuste salarial de 5% para os policiais civis, militares e técnicos-científicos do Estado. Veja os comparativos entre os valores de cada cargo autorizado para o próximo concurso PC SP:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.