fbpx
Skip to content

Quais requisitos para ser policial? Descubra como se tornar PC, PF ou PRF.

A carreira policial é muito desejada por centenas de brasileiros, por ser, além de tudo, uma profissão de bastante prestígio. Por isso, saber como ingressar na polícia é importante, e para isso, é necessário conhecer os requisitos para ser policial.

Para se tornar um policial, no Brasil, atualmente, é necessário prestar concurso público, que possui algumas etapas até a capacitação dos aprovados e aí sim tomar posse. Mas para fazer uma prova da polícia, é muito importante que você saiba o que é necessário para assumir um cargo na corporação.

Algumas das principais instituições que possuem carreira policial são a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de diversas outras. Entretanto, os requisitos para se tornar um policial que vamos falar, são as exigências destas polícias.

As principais dúvidas de quem quer se tornar um policial, nós iremos responder aqui. Essas são elas:

Veja também: ESTUDAR EM CASA É VANTAGEM? CONFIRA DICAS PARA APRENDER MAIS!

Existe Idade mínima e máxima para ser policial?

Como em qualquer concurso público no Brasil, a idade mínima para assumir cargos públicos é de 18 anos. Para ser policial é necessário ter maior idade completa. 

Nas Polícias Federal, Civil e Rodoviária, não existe idade máxima para prestar o concurso, se você cumprir todos os requisitos e conseguir passar em todas as etapas, sua vaga está garantida independente da idade.

E você sabia que, em um dos concursos da PRF, um homem de 60 anos foi aprovado e assumiu o cargo de policial federal? Legal, né? Idade não vai ser empecilho para você realizar seu sonho.

Qual a altura mínima para ser policial?

Assim como a idade, não existe nenhuma exigência de altura, se você consegue realizar todas as atividades que a profissão exige, pode concorrer tranquilamente a uma vaga.

Ter curso superior é um dos requisitos para ser policial?

A resposta para essa pergunta é SIM. É necessário ter curso superior, podendo ser tecnólogo, bacharel ou licenciatura. 

Agora seu questionamento deve ser: Qual área de formação devo ter para ser policial? Você pode ter qualquer formação superior, de enfermagem à contabilidade, sendo superior, você pode assumir um cargo na PF, PC ou PRF. Exceto o cargo de delegado, que é necessário especificamente o curso de direito.

Mas… Quando você deve apresentar o diploma? 

O diploma só é exigido quando o concursado for tomar a posse, quando for apresentar seus documentos para ingressar na polícia. Caso ainda esteja terminado a faculdade, pode ficar tranquilo que você vai conseguir fazer o concurso e cumprir esse requisito para ser um policial.

CNH é um dos requisitos para ser policial?

Assim como o curso superior, a CNH é um item exigido pelas instituições policiais. Esse requisito também será necessário ser apresentado na posse, mas é indispensável. A categoria mínima é a B. Portanto, se você pensa em ser policial e ainda não tem sua carteira de habilitação, pode dar a entrada que até sua posse, você estará com ela em mãos. 

Existe doenças que impeçam de assumir uma cargo policial?

Neste caso, preste bem atenção. Pois se no edital houver qualquer menção que elimine você do concurso por causa de doença, por meio judicial você pode sim realizá-lo.

Mas como é isso? Bom, se por acaso você for eliminado por conta de alguma doença, mas que ela não impeça de forma alguma você de realizar o trabalho policial, então sim, você pode, por via judicial, reverter a situação.

É permitido ter tatuagem?

Para os que gostam de um rabisco na pele, podem ficar calmos que tatuagem não é mais um tabu na carreira policial, inclusive vários policiais hoje em dia possuem tatuagens até mesmo homenageando a suas corporações. 

Portanto, se você estava achando que seria um empecilho, não é. Entretanto, há uma ressalva, há alguns tipos de tatuagens que não são permitidas, sendo elas:

tatuagens discriminatórias

de violência;

de apologia a facções.

Mas se você tem o sonho de se tornar um policial, com certeza você preza bastante pela justiça e integridade humana e não deve se preocupar com isso.

Mas conta pra gente, você está apto para ser um policial? Se não, conte o que falta, nós queremos saber para poder ajudar. Estamos aqui para ajudar você alcançar seus sonhos. E que tal conhecer um método muito bacana de Como Passar Rápido Em Concursos Públicos?

17 Comentários

  1. Olá, boa tarde, meu nome é Angel, sou um estrangeiro com residência no Brasil e muito em breve terei a nacionalidade brasileira.
    A minha pergunta é: posso fazer parte da polícia? Tenho 34 anos? Tenho experiência com armas no meu país. Fui militar. Quero poder fazer parte formalmente da sua gordura corporal

    1. Olá!
      Com a naturalização brasileira é possível, sim, fazer parte da polícia. Se você preencher os requisitos citados, você está totalmente apto a ser um policial.

  2. Boa tarde estou preparado para ser um policial….

  3. Tenho todos os requisitos, corri atrás do tecnólogo e conseguir…

  4. Estou terminando o supletivo do ensino médio é quero fazer um tecnólogo. Sempre sonhei em ser uma policial 🙌👮

  5. Eu quero

    1. O que você precisa para se tornar um policial?

  6. Oi boa tarde ….eu to em dúvida uma coisa.?….para fazer o concursos pra ser tornar um poliçial em agumas dessas areas militáries ….é essento a pessoa ter o énsino médio…ou poder pode fazer também quem tem énsino fundamental ????

    1. É necessário ter ensino superior. Apenas a PM possui vagas para ensino médio.

  7. Sim é meu maior sonho, ser PM

  8. Ter CNH E concluír o nível superior
    Que falta

    1. Da tempo de conseguir!

  9. Fico muito feliz por eu ser participante da sua Mentoria. E sei que todas as dificuldades vem em nossas vidas eu nem pensava mais em estudar, aí veio vc lembrar de onde eu tinha parado. Agora estou renovado com vontade de ser um federal. Eu acredito no meu potencial e sei que essa vitória vai ser abençoada, estamos juntos SouConcurseiro e vou passar. Um abração.

  10. Eu me preencho quase todos os requisitos sim, porem estou fazendo um tecnólogo, ainda não tenho minha cnh

    1. Da tempo de correr atrás!

  11. Obrigado por mer enviá esse email com todas as dúvidas e já estou no curso de tecnólogo entrei agora esse mês vou termina em millhor de 2022 ser a que dar tempo

    1. Dá tempo sim. Se você passar, pode pedir final de fila e será chamado assim que terminar o tecnólogo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: