Leitura dinâmica: super técnica para concursos públicos

A leitura é uma atividade fundamental para o ser humano, é um dos melhores meios de aprendizagem.  Mas quando é preciso estudar para uma prova, algumas técnicas podem ajudar e potencializar o estudo. A leitura dinâmica é uma ótima forma de aprender mais.

Você que está se preparando para concurso público, é muito importante que leia atentamente todas as informações que vamos deixar aqui para você. Para aprender de verdade, nada melhor que ler.

Porque aprender técnicas de leitura?

Primeiro que nosso cérebro é muito preguiçoso, por isso, para ele, fazer associações é a forma mais fácil de decorar e aprender algo. E tudo que você aprende que não é tão frequentemente usado, fica guardado na sua memória de longa duração. Já suas atividades diárias, por exemplo, vai para a caixinha de curta duração. 

Deve ser por isso que você deve lembrar a letra inteira daquela música que você aprendeu há 10 anos, mas sempre esquece as chaves.

E é por isso que as técnicas devem ser aplicadas, para ficarem fixadas na sua memória.

Veja também: COMO ESTUDAR APENAS O QUE VAI CAIR NA PROVA?

O que é leitura dinâmica?

Leitura dinâmica é uma técnica que busca aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão e a retenção de informações. Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica, tanto para livros quanto para textos online, mas todos têm o objetivo de ler de maneira clara, porém mais rápida.

Eliminar vícios de leitura

Antes de aprender as técnicas da leitura dinâmica, é necessário eliminar alguns vícios adquiridos desde que aprendemos a ler. Dessa forma, sua leitura será mais flúida e eficaz.

Um grande erro é ler em voz alta, e provavelmente você faz muito isso achando que ouvir aquilo vai fazer com que você aprenda mais e fique fixado na sua mente.Só que ao contrário do que você acha, a leitura mental é muito mais rápida do que quando você fala. 

Até mesmo mexer os lábio durante a leitura é prejudicial para seu aprendizado. Não ache que isso vai ajudar você a assimilar esse conteúdo, pois é totalmente o contrário, você está atrapalhando a entrada da informação.

Como ler e reter o conteúdo com a leitura dinâmica?

Fazer a leitura palavra por palavra vai atrapalhar a fixação do conteúdo na sua cabeça. Ela deve ser feita por frases. Mas aqui vamos ensinar uma técnica de como fazer isso de maneira bem fácil.

Você pode fazer tanto em livros físicos como em PDF. Para começar, é necessário uma caneta, um marcador  ou lápis de cor colorido para os livros físicos. Já para o PDF é necessário um dos marcadores dos programas de pdf. 

Marque pontos ao longo dos parágrafos para que tenham pontos na sua vista e assim seu cérebro ligue uns aos outro, fazendo a leitura ficar mais rápida e compreensível. 

Veja o exemplo abaixo:

É dessa forma que você vai deixar tudo mais compreensível e ler todo o conteúdo com mais agilidade. E de acordo com o assunto você pode marcar os parágrafos com os ´nomes dos capítulos. 

Se o assunto for Poder Legislativo, e o tópico for Funções, os parágrafos que pertencerem a este tópico você nomeia ao lado com o nome “Funções”. Assim seu cérebro associa o que você leu ao que se trata aquele capítulo, ligando todo o conteúdo e fazendo mais sentido na sua cabeça.

Você pode ver um exemplo prático com o prof. Fábio Silva. Confira!

Gostou dessa dica? Temos outras super dicas para potencializar seus estudos e garantir sua vaga no concurso. Que tal ver COMO PASSAR RÁPIDO EM CONCURSOS PÚBLICOS?

1 comentário

  1. valeu Fábio todo o conteúdo q. enviar e proveitoso. muito obrigado pelas dicas .pode manda mais conteúdo kkkkk q vou esta aqui sugando tudo .brigado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.