Como fazer uma boa redação para passar em concurso? Dicas e playlist de aulas

A redação é uma das coisas que mais assustam os concurseiros, por não saber como fazer e por onde começar. Mas você pode ficar calmo, não é um bicho de 7 cabeças, na verdade é mais simples que você imagina. E para garantir sua nota máxima, vamos mostrar como fazer uma boa redação.

Fazer uma redação não é uma receita de bolo, mas há algumas dicas, se você seguir direitinho já garante um ótimo texto e uma boa pontuação. Confira as dicas!

Estrutura de uma boa redação

Uma redação para ser considerada boa precisa seguir uma estrutura básica e simples. Ela é composta pela introdução, desenvolvimento e conclusão. Fácil né? Mas como fazer isso?

Introdução

É a sua ideia inicial, basicamente sobre o que você vai  tratar durante a redação. Ele pode ter apenas um parágrafo

Dica importante: iniciar um parágrafo com tópico frasal ajuda bastante a desenvolver e estruturar melhor seu texto. Usá-lo principalmente na introdução é muito importante.

Desenvolvimento

Aqui, você irá desenvolver o tema definido pela banca. Dentro de 3 ou 4 parágrafos que deverá discutir e argumentar o assunto.

Conclusão

É onde você deve da a ideia final. Aqui você fecha o texto, explicando resumidamente a conclusão da discussão do tema.

E com essa pequena estrutura você já sabe como fazer uma boa redação e deve ser feita antes mesmo de começar o texto em si. Esse é o passo básico, você pode e deve se aprofundar mais nos conhecimentos da redação.

Veja também: COMO ESTUDAR APENAS O QUE VAI CAIR NA PROVA?

Mas como fazer um boa redação de verdade?

Você já entendeu como é a estrutura da redação, mas como desenvolver todos esses parágrafos? Para isso, você deve fazer algumas perguntas e a partir delas você consegue desenvolver argumentos coerentes para seu tema.  

A pergunta a se fazer para sua introdução é “o que eu penso sobre isso?”. A sua resposta deve ser a sua introdução.

O desenvolvimento você pode ter por meio de perguntas como: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”. Dessa forma, você desenvolve a ideia e seu pensamento sobre o tema e pode discorrer melhor os parágrafos.

E a pergunta da conclusão é: “Que lição pode ser tirada disso?”

E que tal ter videoaulas gratuitas de redação na prática?

Temos uma playlist no YouTube onde você pode assistir aulas com o melhor professor de Português, onde ele ensina você a alcançar a nota máxima na redação no concurso que você quiser ou em qualquer prova que for realizar.

A redação não é difícil, basta ler um pouco e praticar. Você vai ver como o resultado será satisfatório. E que tal ver mais dos nossos conteúdos? Veja sobre a Leitura dinâmica: super técnica para concursos públicos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.