Concurso Senado: banca escolhida foi Cebraspe

Mesmo após a confirmação do adiamento do concurso do Senado, foi divulgado a decisão sobre quem iria organizar o certame e, foi escolhido o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE).

Entretanto, a banca ainda não foi contratada, foi apenas anunciada a escolha da organizadora, o comunicado oficial só deve ocorrer após a aprovação do projeto básico, que ainda não chegou a acontecer, informou o advogado do Senado. 

Segundo ele, os membros do colegiado selecionaram, entre todas as propostas recebidas, a instituição que melhor atendeu aos requisitos estabelecidos, inclusive quanto ao menor dos preços ofertados.

Veja também: CONCURSO SENADO TEM PROJETO DO EDITAL COM ETAPAS E DISCIPLINAS CONFIRMADAS

Banca esta pronta para o concurso do senado

A assessoria de imprensa do Cebraspe informou que o Cebraspe está pronto para organizar o concurso neste ano ou no próximo, tendo em vista a Portaria do Senado Federal dia dia 26 de agosto.

O Cebraspe participou da audiência pública para o concurso do Senado Federal, apresentou proposta, com isso, a Comissão informou em junho que o Cebraspe foi o vencedor, por técnica e por preço.

Em seguida informou também que encaminharia o resultado para a homologação das autoridades competentes do Senado. 

Contudo, o que não era esperado é que o anúncio da banca fosse acontecer logo após o órgão ter revogado a Comissão Examinadora do certame.

A decisão aconteceu, segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em momentos de incertezas relativas às questões decorrentes da pandemia de Covid-19.

Por enquanto, apenas a comissão organizadora teve suas atividades suspensas, por tanto a seleção continuou autorizada e sempre esteve mantida.

O advogado do Senado Federal confirmou que a banca Cebraspe foi a escolhida e que as tratativas para contratação foram realizadas, mas que o anúncio oficial só pode ocorrer após a aprovação pela autoridade competente. 

A Comissão Examinadora finalizou o projeto básico e fez a escolha da instituição que melhor atendeu aos requisitos estabelecidos, inclusive quanto ao menor dos preços ofertados. Mas o projeto básico ainda precisa ser concretizado.

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal informou ainda que a contratação da banca ainda não aconteceu e que as decisões relativas ao concurso serão de responsabilidade da nova comissão examinadora.

“O Senado Federal não fez qualquer contratação de banca para realização do concurso público autorizado pelo Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019.

Qualquer decisão sobre o futuro concurso será tomada quando houver uma nova comissão examinadora. A antiga comissão foi revogada pela Portaria n° 5, de 2020, publicada hoje no Diário Oficial da União.”

Covid-19 e o concurso do senado

O Senado afirmou reconhece o momento do estado de calamidade pública e as incertezas relativas a questões orçamentárias decorrentes da pandemia. Portanto, o combate ao novo coronavírus é prioridade no país.

A instituição afirma ainda a preocupação com o fato de existir insegurança sanitária para a realização presencial do exame, uma vez que, pela consequente aglomeração, não há garantias da integridade à saúde dos candidatos e fiscais nos locais de aplicação das provas.

Concurso Senado Federal ofertará 40 vagas e até R$ 35 mil

O próximo certame irá ofertar 40 vagas imediatas, para candidatos de nível médio e superior, nos cargos de Técnico Legislativo – Polícia Legislativa, Advogado, Analista Legislativo – Admi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.